Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Rancho Folclórico e Etnográfico da Vila de Pias Ferreira do Zêzere

Rancho Folclórico e Etnográfico da Vila de Pias Ferreira do Zêzere

Atuação nos Açores

 

O Rancho Folclórico e Etnográfico da Vila de Pias deslocou-se entre os dias7 a11 de Junho a Ilha de S. Miguel (Açores). Este Rancho foi convidado pela junta da Maia para se deslocar a essa freguesia para actuar na semana da Cultura, pois o Frei Gonçalo Velho Cabral, o povoador destas ilhas e seu descobridor oficial cuja assinatura surge em diversos documentos como Gonçalo Velho das Pias, sim, das nossas Pias, onde viveu e foi Comendador.

  Ficamos alojados na Santa Casa da Misericórdia desta Freguesia onde fomos muito bem recebidos. Foi muito importante para este Rancho e para todos os elementos a convivência com outra cultura mesmo pertencendo ao mesmo País. Criamos laços de amizade fortes e conseguimos mostrar a nossa cultura e dar-lhes a conhecer um pouco do nosso continente. Mesmo pertencendo ao mesmo país deparamo-nos com muitas pessoas que nunca tinham ouvido falar de Ferreira do Zêzere, de Tomar e muito vagamente de Lisboa. No dia 9 de Junho actuaram dois ranchos dessa ilha e o último foi o Rancho de Pias onde se encontrava muitas pessoas a assistir e a aplaudir.

Durante a nossa deslocação participamos na RTP Açores, onde explicamos o porque da nossa ida aquela freguesia e também um pouco da nossa cultura, no dia 10 de Junho também realizarmos uma entrevista para à Rádio Despertar do Zêzere, onde tentamos criar laços entre a Maia e os Açores, acho que esse objectivo foi alcançado.

            Desde já gostaríamos de agradecer a todos os fizeram que esta deslocação fosse possível e a todos que diariamente lutam por levar a nossa cultura muito mais além.